Subscribe:

Anuncio

6 de julho de 2011

Reação em Cadeia


Reação em Cadeia é uma banda formada por quatro jovens de Novo Hamburgo – Jonathan Corrêa (voz e violão), Daniel Jeffman (guitarra), Márcio Abreu (baixo) e Vini Bondan (bateria) – na faixa etária dos vinte e poucos anos, a Reação em Cadeia já conseguiu prodígios surpreendentes para um grupo com tão pouca vivência na estrada.
No Rio Grande do Sul e mesmo no Brasil, a banda é um fenômeno por uma simples razão: não há similares para o som que fazem – nem em Porto Alegre. Contemporânea do estilo pós-grunge (um dos nichos do chamado “novo rock”, que foi buscar elementos na vertente de Seattle), do qual o Creed, o Nickelback e The Calling são grandes nomes, a Reação em Cadeia é representante original desta cena por aqui. Com o gênero estourado também no Brasil e optando por uma linguagem universal, a banda de Novo Hamburgo tem grandes chances de emplacar pelo país afora.
Quem bem define o contexto é o diretor artístico do selo Antídoto, Heron Domingues: "a Reação em Cadeia faz parte de uma linhagem de novos grupos que, pelo acesso à informação que têm, vivem a mesma influência do seu momento histórico". As influências da Reação em Cadeia, contudo, não esquecem os atemporais Led Zeppelin e Iron Maiden, por exemplo. E também reverenciam o passado mais recente na sonoridade da primeira leva de bandas de Seattle, em especial Soundgarden e Pearl Jam.
O disco de estréia, Neural, de 2002, produzido por Vinícius Tonello (que já trabalhou em estúdio com a Bidê ou Balde e integra a nova formação da Rosa Tattooada), prima pelo cuidado e pela excelente qualidade técnica da sua gravação. E por uma curiosidade: foi terminado em apenas um mês. Timbres escolhidos a dedo, afinações pouco convencionais e a pegada rasgante do guitarrista Daniel traduzem o clima do álbum: um festival de guitarras e sobreposições de riffs criativos respaldados no baixo viajante de Márcio e na veemência da bateria de Nico.

Discografia

Álbuns

2002 - Neural
2004 - Resto
2006 - Febre Confessional
2009 - Nada Ópera? - Ao Vivo em Porto Alegre
2011 - Enfim Dezembro

Álbuns ao Vivo

2003 - Acústico Teatro São Pedro

Videografia

2009 - Nada Ópera? - Ao Vivo em Porto Alegre

0 comentários:

Postar um comentário